Enquadramento
A explosão da inteligência artificial trouxe consigo a sua utilização em inúmeras áreas, algumas menos óbvias para o comum dos mortais. As empresas, numa perspetiva de tentar ganhar vantagem competitiva, procuram agora utilizar a IA para compreender melhor os seus clientes, o mercado e os concorrentes. E se parece óbvio que utilizar a internet é o ideal para obter esta informação, isto só é viável se as empresas tiverem IPPNs (internet proxy networks) que permitam ultrapassar as barreias que os concorrentes criam associados a um software que agregue, formate e apresente toda a imensidão de dados recolhidos. Como um jogo de espiões em que o mais rápido e mais assertivo a conseguir recolher dados ganha o MOAT.
É neste contexto que vos falamos da Alarum Technologies (ticker: $ALAR). Trata-se de uma microcap sediada em Israel que se dedica a resolver esta necessidade e que tem crescido a receita a um CAGR de 75% nos últimos 5 anos, com pouca dívida, um cash-flow crescente e finalmente lucrativa.
Áreas de atuação
A Alarum Technologies atua em dois campos principais. O primeiro e responsável pela maior expansão após a aquisição da subsidiária NetNut, opera precisamente como um IPPN permitindo a empresas treinarem modelos de IA com informação personalizada recolhida de múltiplas fontes. Inclui ainda serviços como o “website unblocker” e software de compilação de data.
Os clientes de 2023 contavam já com representação de praticamente todo o tipo de atividades conforme gráfico abaixo:
Competição direta e MOAT
Alarum tem, neste ramo do negócio, dois competidores mais maduros (Bright Data e Oxy Labs) e estima-se que tenha apenas um market share de 6% num mercado cujo valor total deverá rondar os 600 milhões de dólares.
A pergunta que estarão a fazer neste momento deverá ser: com uma quota de mercado tão baixa comparada com os competidores diretos (40% e 30% respetivamente), qual é o MOAT de $ALAR?
A nossa opinião é que a vantagem competitiva da Alarum é mais substancial do que parece à primeira vista. O serviço de subscrição mensal que apresenta e os preços muito estáveis transversalmente, fazem da troca da empresa por outro competidor um cenário menos provável. Por outro lado, a estabilidade e um ROIC elevado são fatores absolutamente fundamentais para o crescimento e a Alarum tem surpreendido.
Aliás, se tivermos em conta o EPS de $1.77 para 2024, o ROIC será superior a 30% com uma margem de lucro bruta de 80%! Aliado a isto apresenta uma rede bastante sólida, não apenas no número de localizações mas também nas áreas onde atua (residencial; móvel e datacenters), bem como a disponibilização do software que compila toda a informação recolhida.
Uma outra vantagem enorme da Alarum relativamente aos concorrentes é a integração vertical do fornecedor de IP e a tecnologia patenteada (“reflection technology”) que aumenta a velocidade e a segurança dos seus serviços, não necessitando de um proxy intermediário para a conexão ao alvo.
Inside ownership e métricas
Um “inside ownership” de mais de 13% da empresa, faz-nos crer que estão empenhados no sucesso da empresa e nos últimos 11 trimestres, Alarum bateu as estimativas dos analistas por 10 vezes e por uma média de 10%! E tem uma estimativa de crescimento para 2025 de 37%, o que nos parece em linha com os resultados recentes, num mercado cujo crescimento esperado é de 30% CAGR desde 2023 até 2030 para um total de cerca de 17 biliões de dólares! Com este crescimento do TAM (total addressable market), podemos considerar razoável um crescimento entre 20%-50% ao longo dos próximos 5 anos.
Comparando com 57 empresas públicas do mesmo setor, Alarum cresce os lucros 400% mais rapidamente; apresenta uma margem bruta 1,5 vezes superior à média e um EBITDA 2.3 vezes superior à media. Por outras palavras, Alarum apresenta o dobro da rentabilidade do setor. Apresenta neste momento uma dívida de cerca de 2 milhões de doláres e uma “cash position” de cerca de 15 milhões, bem como um P/E GAAP (FWD) de 23.03, 22% abaixo da média do setor e com um consenso estimado em 15.23 para o final de 2025.
Riscos
Como riscos ao investimento, devemos apontar o facto de ser uma empresa pequena com uma capacidade de investimento abaixo dos dois principais competidores, bem como estratégias de bloqueio da atuação do seu ramo principal (a Cloudflare lançou recentemente um software para tentar o bloqueio desta recolha de informação). Investidores em $ALAR devem manter o seguimento de métricas que possam indicar pressão competitiva.
Projeção futura
Se a empresa for bem sucedida a ultrapassar a concorrência e mesmo considerando que o crescimento reduza para a média de 30% da indústria, a receita poderá triplicar nos próximos 3 anos o que, sem alterar as margens de lucro, nos traria para um “price target” de $140 por UP!
Nota: Esta análise não representa recomendação de investimento e é fruto da pesquisa e/ou opiniões do autor.